1. Repensando a gaveta da bagunça

Repensando a gaveta da bagunça

Um guia completo para revitalizar a parte mais bagunçada da casa.

Diversidade na gaveta da bagunça

  • A gaveta da bagunça. Aquele lugarzinho maravilhoso, enlouquecedor, bagunçado e milagroso onde reunimos todos os itens que não combinam com mais nada na casa. Para a maioria de nós, os objetos nas gavetas da bagunça são uma combinação de necessidades diárias e curiosidades dos quais não conseguimos nos desapegar.

  • Seja um monumento à perspicácia organizacional ou a catástrofe do armário da cozinha, é bem provável que você não poderia viver sem eles. Fizemos um levantamento com os usuários da marca Scotch™ para obter a melhor imagem do estado da gaveta da bagunça moderna.


  • Você tem várias gavetas da bagunça?

    Não há nada de errado em estar preparado. Descobrimos que 70% das pessoas não tem somente uma gaveta da bagunça em casa, e pelo menos 10% têm mais de quatro.


  • Quanto tempo você consegue sobreviver sem sua gaveta da bagunça?

    Gavetas da bagunça são uma conveniência — mantêm seus itens mais usados ao seu alcance. Mais de 90% dos entrevistados disseram que usam a gaveta da bagunça pelo menos algumas vezes por semana.


  • Onde fica a sua gaveta da bagunça?

    Em geral, a cozinha é a parte mais pública de uma casa ou apartamento, e mais de 80% das pessoas mantêm sua gaveta ali. Também não causa nenhuma aflição saber que normalmente é ali que fica a maioria das gavetas.


Práticas recomendadas

  • Quando fica muito desorganizada, a gaveta da bagunça pode ser assustadora, e 80% das pessoas dizem que suas gavetas da bagunça são um caos. Aqui estão algumas dicas simples para reduzir a desordem.

    Classificação é a chave para manter uma gaveta organizada. Comece dividindo objetos em categorias. Manter itens semelhantes juntos facilita colocá-los no lugar certo após o uso.

    Nenhuma gaveta da bagunça vai se manter organizada por muito tempo sem uma forma de compartimentalizar os objetos. Tampas e potes reaproveitados, tampas de caixa de sapato e caixas de cheques são ótimos exemplos de itens reutilizados para manter objetos separados.

  • Pense em quantas vezes você usa cada objeto. Mantenha os itens que são usados regularmente, como tesouras, canetas e fitas adesivas, na frente e desobstruídos. Itens que você não usa com frequência, como lâmpadas de reposição ou cordões, podem ser escondidos na parte de trás. Agora que você já sabe o que fica onde, limpe sua gaveta. Não pense em sua gaveta da bagunça como um espaço de armazenamento, pense nela como uma ferramenta que precisa estar organizada de modo a ser útil.


Quais são os itens mais comuns que achamos nas gavetas da bagunça?

  • Materiais para escrita

  • Fitas adesivas

  • Post-its® ou papel de rascunho

  • Tesoura


Estética da bagunça

  • 87% dos entrevistados mantêm a bagunça em uma gaveta de verdade, e não em caixas, uma prateleira ou outro espaço. E enquanto uma gaveta pode parecer o lugar mais lógico para uma gaveta da bagunça — é o nome, afinal de contas — não há nenhuma razão para você colocar tudo ali. Há muitas formas de se tirar as coisas da gaveta e colocá-las em um lugar aberto, seja para aumentar a acessibilidade aos itens que você usa o tempo todo, liberar mais espaço na gaveta da bagunça ou, até mesmo, para exibir alguns itens que você acha que merecem atenção.

  • Aqui vão nossas ideias favoritas para exibir e organizar de forma atrativa e criativa os objetos que, de outra maneira, você esconderia. *A pesquisa feita para a marca Scotch® ocorreu em março de 2016, e foi feita um fornecedor independente, através de um painel on-line de pesquisa, com 140 usuários da marca Scotch® nos Estados Unidos, que receberam o produto gratuitamente para poder participar.


Outros itens que podem ser interessantes para você


Siga a Marca Scotch™